..

Curiosidades sobre o filme "Os Garotos Perdidos"

março 12, 2010



Seguindo o especial sobre o filme "Os Garotos Perdidos" vai uma matéria sobre as curiosidades da série, com dados coletados por toda a Internet.

Para quem ainda não conhece o filme, segue uma rápida sinopse e ficha técnica:

Lucy e os filhos Michael e Sam mudam-se para Santa Clara, na Califórnia, uma cidade que tem muitos jovens desaparecidos. Os dois irmãos descobrem uma gangue de motoqueiros que está mais morta do que viva, pois estão se transformando em vampiros. Como Michael se apaixona por Star, uma destas criaturas, Sam precisa agir para salvar o irmão.

Direção - Joel Schumacher
Roteiro/Guião - Jeffrey Boam, Janice Fischer, James Jeremias
Elenco - Dianne Wiest, Jason Patric, Corey Haim, Jami Gertz, Kiefer Sutherland
Ano de lançamento -  1987
Duração - 97 minutos

Então vamos começar com duas curiosidades (que não são curiosidades no final das contas). A primeira delas é que o filme "Os Garotos Perdidos" recebeu sua primeira sequência em quadrinhos com "The Lost Boys: Reign of Frogs" e no ano de 2008 surgiu "Garotos Perdidos II - A Tribo. A segunda curiosidade é que o filme foi indicado a 5 categorias no Saturn Awards, sendo que levou apenas o prêmio de Melhor Filme de  Terror.


O filme é repleto de referências a seriados, bandas, e até mesmo ironias feitas para o universo dos vampiros. Vamos começar listando referências a filmes, seriados e livros:

- No começo do filme Sam (Corey Haim) cita o filme "O Massacre da Serra Elétrica" clássico do terror do ano 1973.

- A mãe de Sam no filme Lucy (Dianne Wiest) é  uma referência/em homenagem à Lucy, amiga de Mina na história de Drácula, de Bram Stoker. Embora o filme tenha sido feito posteriormente, percebemos a importância de Lucy em Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Copolla, de 1992.

- O nome do cachorro da família é inspirado em/em homenagem a “Nanook of the North, (br: Nanook, o Esquimó), de 1922, um clássico do cinema documentário e um dos mais importantes filmes antropológicos de todos os tempos. 

- Os irmãos Frog, usam como lema umas das frases do herói dos quadrinhos "Superman": “Verdade, Justiça e o Modo de Vida Americano”

- Sam menciona indiretamente uma série de TV ao questionar se seu irmão havia virado um vampiro: The Flying Nun (pt-br: A Noviça Voadora) foi um seriado de TV produzido pela ABC de 1967 a 1970.

Fica subentendido no filme que os vampiros que não se “alimentam”, dando a primeira mordida, acabam ficando meio-vampiros, ou ghouls, nomeclatura utilizada em “Vampire: The Masquerade”, de 1991.

- Ao falar sobre a velocidade do carro, Sam menciona conhecimento da série/e ou dos filmes de Star Trek (Jornada nas Estrelas), ao mencionar que quando disse para cantar pneus não queria dizer para entrar em velocidade de dobra

- Edgar (Corey Feldman) usa o termo “terminate”, algo que vem do filme “Terminator”. Novamente, não há como dizer que isso foi uma mera coincidência.

- Esse filme inventou a frase “vamp out”, que foi utilizada com frequência na série “Buffy the Vampire Slayer” (1997).

- Em um dialogo entre os irmãos Frog e Sam, Sam cita o personagem "Nosferatu".


Agora segue mais uma série de curiosidades envolvendo toda a trama do filme, seus atores e personagens.

- Michael é o nome de Miguel, um nome próprio que vem do hebraico מִיכָאֵל / מיכאל‎ (Mikha’el), que significa “Quem é Deus?”, sendo Michael (Miguel) um dos Arcanjos e considerado “o braço direito de Deus”, na concepção cristã. Irônico é que Michael, no filme, seja escolhido para ser um vampiro e Sam seja justamente quem vai “salvar o dia”.

- Kiefer Sutherland somente era para vestir as luvas pretas ao interpretar David quando estivesse pilotando a moto, mas ao andar com a moto nos bastidores ele caiu e acabou quebrando o braço e teve de colocar as luvas durante o filme todo para cobrir o gesso.

- Embora quase todas as cenas de Kelly Jo Minter tenham sido excluídas do filme e as únicas aparições reais que ela faz incluem quando esteve sobre o ombro da Lucy na locadora, seu nome até apareceu nos créditos iniciais do filme. As cenas em que aparece podem ser vistas nos extras do DVD de 2004 do filme.

- Sam (Corey Haim) tem um pôster de Rob Lowe no lado de for a da porta do armário. Nos comentários do DVD, Joel Schumacher disse que era pelo filme Lowe in St. Elmo’s Fire (1985), também dirigido por ele.

- Após Richard Donner ter passado a direção, Mary Lambert, foi trazido para o trabalho, mas deixou devido a “diferenças criativas”.

- David e Star são vistos desde o começo do filme e saem juntos. Ao juntar os nomes você obtém: “Star David” (Star of David – Estrela de Daví).

-  Corey Feldman disse no documentário “bloodsucking cinema” que todo o sangue no filme tinha glitter e era mais viscoso que outros sangues falsos.

-  Quando Max chega pela primeira vez na casa de Sam, Lucy e Michael para um jantar, ele não entra até que seja convidado pelo Michael. É mantido no filme, essa característica, que de acordo com os mitos de vampiros, eles devem ser convidados antes que possam entrar na casa de alguém, como é relembrado na frase no final do filme.

-  O filme foi feito em Santa Cruz, CA. Há uma básica conexão com o tema vampiros e sua vulnerabilidade a crucifixos.


- O título do filme é uma referência aos amigos de Peter Pan que permaneceram jovens para sempre.

- O roteiro original foi escrito por Janice Fischer e James Jeremias e era inicialmente sobre alguns “crianças vampiras de 11 ou 12 anos no estilo Goonies “, com os Irmãos Frog como “escoteiros iniciantes gorduchinhos de 8 anos” e Star como um cara em vez de uma garota. Joel Schumacher odiou essas idéias e disse aos produtores que ele somente participaria se pudesse mudá-los para adolescentes, pois pensou que seria muito mais sexy e interessante.

- O produtor executivo Richard Donner queria, a princípio, ter dirigido o filme ele mesmo, mas ele acabou indo para trabalhar com o filme Lethal Weapon (1987) e contratou Joel Schumacher para o trabalho.


- O nome dos irmãos Frog, Edgar e Alan, são uma referência a Edgar Allan Poe.

- Faz parte da trilha musical do filme uma canção do The Doors, People Are Strange, regravada pela banda inglesa de post-punk Echo and The Bunnymen. Também chamou a atenção na época a semelhança física do ator Jason Patric com o falecido vocalista daquela banda, o lendário Jim Morrison.

- O ator que interpretou David é Kiefer Sutherland, o mesmo ator de Jack Bauer da série 24 Horas.

- O filme seguiu a trilha do sucesso de Fright Night (no Brasil, A Hora do Espanto), realizado em 1985 e que fez os filmes de vampiro voltarem à moda.

- O ator Corey Haim morreu no dia 10/03/2010, aparentemente, vítima de overdose acidental.

Curiosidade Spoiler:


‘David’ (Kiefer Sutherland) é empalado em alguns chifres e não desintegra como os outros vampiros. Mesmo com Max dizendo que sim, ele não está realmente morto. Era a intenção para que houvesse uma sequência “The Lost Girls” (As Garotas Perdidas), cujo roteiro foi feito mas nunca filmado. Na mini-série de quadrinhos da Wildstorm, chamada “The Lost Boys: Reign of the Frogs” (2008) – que ajuda a preencher os vinte anos de intervalo entre os filmes – fica implícito que ‘David’ não somente sobreviveu ao empalamento como criou ‘Shane’, o vampiro líder no filme Lost Boys: The Tribe (2008).
Compartilhe :
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Virtual Blood - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger