..

Critica - Lobisomem recebe sua critica pelo Boca do Inferno

fevereiro 25, 2010


"A maldição de Larry Talbot para uma nova legião de seguidores"


André Bozzetto Junior, nosso especialista em lobisomens do Boca do Inferno, bem colocou em seu artigo "A Saga de Larry Talbot" que apesar de memorável e cultuado tanto quanto seus pares entre os monstros da Universal, O LOBISOMEM original de 1941 estrelado pelo espetacular Lon Chaney Jr. não foi tão popular quanto a saga de Drácula e nem gerou uma franquia tão longa e rentável quanto Frankenstein. Isso para mim tem um lado bom e outro ruim: apesar de nunca mais termos vistos outros filmes exclusivos sobre a maldição do lobisomem na família Talbot (até porque a produção de 1941 é autocontida), não houve interesse dos produtores da época em macular o personagem e a icônica maquiagem de Jack Pierce.

Isto é importante, pois dentre os monstros da Universal, o lobisomem é o mais humano e carregado de carga dramática.

Explico, se Drácula realizava seus atos por ser genuinamente mau, a criatura de Frankenstein não tinha consciência da gravidade de seus atos e a Múmia e a Criatura da Lagoa Negra eram monstros perturbados e provocados em seu local descanso, Larry Talbot não tinha opção. Era portador de uma maldição que o transformava em uma criatura metade lobo e metade humana realizando atos bárbaros, cruéis e, apesar disso, Talbot sentia o pesar de suas ações enquanto monstro. Havia um enorme sentimento de culpa por parte do personagem de Chaney.

Importante como ele só, foi preciso quase sessenta anos para que o maior personagem licantropo da história do cinema retornasse as telas em O LOBISOMEM lançado agora em 10 de fevereiro de 2010, simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos. O que me faz lavar a alma é que desde algumas dezenas de anos o grande público tem a oportunidade de ver como os lobisomens realmente são e como é doloroso ter que conviver com esta doença/maldição. A resposta dos pais do personagem para o estupro que vinha sendo feito com os lupinos é clara: eles não são as putas dos vampiros (ANJOS DA NOITE), nem estúpidos (VAN HELSING, da própria Universal) e principalmente, não são um bando de marombeiros descamisados que vivem sozinhos numa floresta (hummm...).


Compartilhe :
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Virtual Blood - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger